Danos no pára-brisa de ônibus: Regras para Recuperação

Um elemento de maior importância em veículos utilizados para o transporte coletivo

pode ter uma série de complicações decorrentes de danos no pára-brisa de ônibus

como trincas e rachaduras prejudicando com isso a segurança do veículo.

O pára-brisa, de forma geral, possui uma grande importância na visibilidade do

motorista sendo que problemas no mesmo levam a processos como falta de visão que

pode causar acidentes sérios.

 

Regras com relação a danos no pára-brisa de ônibus

De acordo com a legislação brasileira de trânsito em vigor o conserto ou troca dos

vidros no pára-brisa depende de uma avaliação anterior dos danos causados sendo

que quando existem apenas três problemas no máximo com trincas menores do que

20 centímetros de comprimento e fraturas de configuração circular com menos de 4

centímetros de diâmetro pode haver o conserto desta parte do ônibus.

Mas quando os problemas existentes no pára-brisa de um ônibus são maiores do

que estes limites é preciso que o mesmo seja trocado de forma integral por um outro

totalmente novo.

Como regra geral quando os danos no pára-brisa ocorrem na chamada área crítica é

preciso a sua total troca sendo que em ônibus este local se refere à esquerda do pára-
brisa em um retângulo contendo 50 centímetros de altura e 40 centímetros de largura

com base de parâmetro para a delimitação do retângulo sendo uma linha tangente do

ponto mais alto do volante e o seu centro alinhado à projeção da linha do centro do

volante.

 

Principais tipos de danos no pára-brisa de ônibus

A ocorrência de danos no pára-brisa de veículos pode acontecer em virtude do

arremesso de pedras, estilhaços ou ainda galhos de árvore e outros objetos que caem

com muita força sobre seu vidro levando à sua ruptura ou deformidade.

Os tipos mais comuns de problemas no pára-brisa são os chamado olho de boi – com

menor diâmetro -, meia-lua, estilhaços – que se espalham no local atingido -, impacto

duplo, ruptura ou ainda na forma de estrela, lua cheia e bolha.

Todos estes modelos de trincas ou rupturas na estrutura do pára-brisa levam a uma visão

do motorista de ônibus muito prejudicada precisando, em virtude disso, da sua troca ou

conserto rápidos para que acidentes não aconteçam.

 

Como fazer a recuperação do pára-brisa de ônibus

Caso o dano no pára-brisa de ônibus existente se encaixa nos parâmetros que permitem

a sua recuperação é preciso logo após o evento que o motorista proteja o local por meio

de um adesivo no lado de fora deste componente automotivo.

Em seguida é preciso buscar uma oficina especializada neste tipo de ação sendo que

no caso de trincas e rachaduras vai ser feita no local uma injeção de resina especial a

qual endurece com a exposição ao sol incorporando moléculas intactas no pára-brisa

danificado.

Assim, os danos no pára-brisa de ônibus são importantes e podem levar a problemas

na condução do veículo precisando ser avaliados para a troca ou recuperação deste

componente automotivo mantendo a boa visibilidade e segurança no trânsito.

Publicado em Uncategorized